Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Por que o coronavírus está infectando mais os homens?

Estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia encontrou mais receptores do vírus no sangue masculino, o que facilita a infecção das células

Por Alexandre Senechal Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 Maio 2020, 16h52 - Publicado em 11 Maio 2020, 16h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um estudante iraniano infectado com o coronavírus: 61 casos em todo o país (Alaa al-Marjani/Reuters)

    Um novo estudo publicado na revista European Heart Journal, organizada pela Sociedade Europeia de Cardiologia, revelou que o sangue dos homens contém mais enzimas que ajudam o coronavírus a infectar as células do corpo humano e isso poderia explicar porque a doença atinge de forma mais grave e causa mais mortes em pacientes do sexo masculino.

    Os resultados comprovaram que o sangue dos homens tem uma maior concentração da enzima ECA-2 (enzima conversora da angiotensina 2). Ela está presente na membrana das células e é a porta de entrada do coronavírus para as células do corpo, como explica Jorge Senise, infectologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

    “O ECA-2 é a fechadura por onde o vírus penetra. Funciona como receptor do vírus. Ele gruda nessa espícula, nesse receptor e tem acesso à célula. O vírus precisa dela para conseguir entrar”, afirma Senise.

    A pesquisa reuniu cerca de 2.000 idosos com insuficiência cardíaca e analisou apenas o nível de concentração da enzima no sangue e não nos tecidos, o que impede, de acordo com os pesquisadores, de tirar conclusões sobre o que acontece nos pulmões, por exemplo, o local de atuação em que o vírus causa graves danos.

    Um ponto importante do estudo está relacionado aos inibidores do ECA-2. Ele aponta que não houve comprovação de que medicamentos que dificultam a atuação da enzima ou os bloqueadores de receptores da angiotensina (BRA) estão associados ao aumento da concentração da substância no sangue.

    “Esses dados podem explicar a maior incidência e taxa de mortalidade pela Covid-19 em homens, mas não apoiam pesquisas anteriores que sugerem que os inibidores da ECA ou da BRA aumentam a vulnerabilidade da doença por meio de grandes concentrações da ECA-2 no sangue”, concluem os pesquisadores.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.