Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Por que algumas pessoas perdem o olfato com a Covid-19?

Cientistas descobriram que a infecção causa uma reação imunológica contínua no epitélio olfativo, onde estão as fossas nasais e são identificados os odores

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 dez 2022, 19h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Resfriados
    PERDA DE OLFATO: Algumas pessoas não conseguem recuperar o sentido mesmo após meses ou até anos da doença (George Doyle/Thinkstock/VEJA/VEJA)

    Pesquisadores da Universidade Duke, de Harvard e da Califórnia finalmente descobriram o porquê algumas pessoas contaminadas pelo novo coronavírus perdem o olfato e, às vezes, não conseguem recuperá-lo, mesmo após a doença. Trata-se de uma reação imunológica contínua no epitélio olfativo, local onde estão as fossas nasais e são identificados os odores.

    De acordo com um estudo, publicado na revista Science Translational Medicine, nesta quarta-feira, 21, a infecção pela Covid-19 provoca diminuição dos neurônios sensoriais olfativos e isso altera a capacidade de sentir os odores.

    “Um dos primeiros sintomas associados à infecção por Covid-19 é a perda do olfato. Felizmente, muitas pessoas que têm um olfato alterado durante a fase aguda da infecção viral recuperam em uma ou duas semanas, mas outras não”, diz Bradley Goldstein, professor do departamento de Neurobiologia da Universidade Duke. “Precisamos entender melhor por que essas pessoas têm essa perda de olfato persistente por meses ou anos após ser infectado pelo Sars-CoV-2”, completa.

    Segundo os pesquisadores, a doença provoca uma resposta inflamatória no epitélio e a diminuição no número de neurônios sensoriais olfativos. O estudo coletou amostras do epitélio olfativo em 24 biópsias de pacientes infectados, sendo que nove deles sofriam com o problema de forma persistente após a doença. Ainda de acordo com os pesquisadores, outros sintomas da Covid longa como fadiga, perda de ar e névoa mental também podem ser consequências dos mesmos processos biológicos inflamatórios.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.