Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Os riscos do uso precoce de maquiagem por crianças e adolescentes

Sob influência das redes sociais, elas adotam rotinas de skincare, algo que pode passar dos limites

Por Ligia Moraes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 09h20 - Publicado em 27 jan 2024, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quanto mais cedo, melhor: eis uma máxima que nem sempre se aplica ao comportamento e ao bem-estar dos jovens. Brincar de ser adulto, principalmente na frente do espelho e da câmera do celular, não raro ganha contornos preocupantes quando instiga a busca por um padrão de beleza distante da faixa etária e da realidade. E é a esse fenômeno que se assiste hoje com apelos cada vez mais precoces para meninas iniciarem uma rotina de cuidados e retoques na pele. O skincare, que engloba a adoção de medidas e produtos para manter o rosto bonito e saudável — entre eles géis de limpeza, loções hidratantes e cremes anti-idade —, agora é propagandeado para um público que não precisa disso: crianças e adolescentes. A moda, claro, é impulsionada pelas mídias sociais, com destaque para o TikTok, antro dos mais novinhos. Algoritmos inteligentes rastreiam o que eles querem e vendem sonhos, frequentemente superfaturados, embalados por influencers de plantão.

    LÚDICO - O lado bom da pintura: atividades com tintas na pele podem ser divertidas
    LÚDICO - O lado bom da pintura: atividades com tintas na pele podem ser divertidas (Mladen Zivkovic/E+/Getty Images)

    Quem nada de braçada nesses mares digitais e pode ser enredado por promessas e ilusões ali presentes é a geração alfa, os nascidos depois de 2010 em um mundo onde smartphones e tablets já eram onipresentes. A porta de entrada para a internet é também um passaporte para vídeos e outros conteúdos que induzem a meninada a se comportar feito adultos. Ainda que as redes sociais só permitam usuários após os 13 anos, é evidente que poucas barreiras existem para limitar o mergulho nessas águas viciantes e salpicadas de ideias marqueteiras. Não é à toa, diga-se, que influenciadores infantis tornaram-se uma categoria à parte nas plataformas. A americana Paige Marrit, de 8 anos, é um deles. Em vídeos, conta como são seus dias na escola enquanto se maquia. Sua entonação e expressões lembram os de uma menina bem mais velha, possivelmente emulando as inspirações on-line. E é assim que umas estimulam as outras a pleitear cuidados com o rosto e o corpo que, transpostos para as telas, são sinônimo de curtidas e sucesso — uma tendência que não encontra fronteiras e ganha terreno entre jovens brasileiras.

    INFLUENCER - Blogueira infantil: Paige Marrit, de 8 anos, posta vídeos retocando e limpando a pele
    INFLUENCER - Blogueira infantil: Paige Marrit, de 8 anos, posta vídeos retocando e limpando a pele (./Reprodução)

    O que aflige é ver a exposição de garotas que nem chegaram à puberdade a padrões de beleza e sexualidade que podem fazer mal até mesmo a adultos, criando uma obsessão pela imagem e pelos artifícios para transformá-la. Nada a ver com a pintura lúdica que a criançada gosta. “A maquiagem pode fazer parte da vida das mais jovens, mas, a partir do momento que se torna central no cotidiano, vira um problema”, diz Danielle Admo­ni, psiquiatra da infância e adolescência da Unifesp. “Cabe aos responsáveis dialogar com seus filhos para evitar essa estética irrealista.” Fora o marketing das blogueiras, a publicidade de algumas linhas de produtos promete maravilhas para um público que ainda não tem a maturidade e o senso crítico para lidar com tantas iscas. “A vaidade é a ponta do iceberg. Hoje a felicidade está atrelada a esses aspectos físicos, estimulando os mais novos a só se sentirem realizados após a compra de um determinado creme ou maquiagem”, afirma Danielle.

    Continua após a publicidade

    arte maquiagem infantil

    Além da pressão emocional, o uso de produtos de beleza pode trazer prejuízos à saúde. Crianças e adolescentes consomem uma diversidade de itens sem saber para que idade e tipo de pele são indicados, com risco de alergias, entre outras reações. “A maioria dos produtos é desenvolvida para uma pele madura, de pessoas acima dos 25 anos. Numa criança pode haver irritação, manchas, obstrução de poros”, alerta a médica Paula Rahal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A indústria dos chamados “cosméticos para crianças” tem se expandido. Porém, mesmo com a promessa de ofertar produtos lúdicos, livres de alergênicos, pode haver problemas. Nesse contexto, um estudo da Universidade Columbia, nos EUA, revelou que a maioria das crianças utiliza produtos corporais e maquiagens com ingredientes potencialmente tóxicos. Ou seja, não há vantagem alguma em aderir à moda tão cedo — pelo contrário. “A pele jovem só precisa de higiene, hidratação leve e proteção solar”, resume Rahal. É uma péssima brincadeira querer se antecipar ao tempo.

    Publicado em VEJA de 26 de janeiro de 2024, edição nº 2877

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.