Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

OMS quer usar vacina experimental para conter ebola no Congo

Imunizante é de "difícil manuseio e não faz milagres", afirma dirigente da organização

Por Reuters 11 Maio 2018, 10h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) está se preparando para o pior dos cenários em um surto de ebola em uma área remota do Congo, incluindo a disseminação da doença em uma grande cidade, disse o vice-diretor-geral de Prontidão e Reação de Emergências da OMS, Peter Salama, nesta sexta-feira.

    Em um informe de rotina em Genebra, Salama afirmou que espera que a República Democrática do Congo dê sinal verde dentro de dias para o uso de uma vacina experimental, mas alertou que o medicamento é de difícil manuseio e não faz milagres. “Estamos muito preocupados e nos preparando para todos os cenários, inclusive o pior cenário” declarou.

    O risco imediato é o surto se alastrar para a capital provincial Mbandaka, que tem cerca de 1 milhão de habitantes. “Se virmos uma cidade deste tamanho infectada com ebola, teremos um grande surto urbano, o que será um desafio”, disse. “Quando o ebola chega a áreas urbanas, especialmente favelas, é extremamente difícil se livrar da doença.”

    A OMS também colocou os nove vizinhos do Congo em alerta máximo. A maior preocupação é com a República do Congo e com a República Centro-Africana ao norte. O risco de uma disseminação internacional ainda é visto como baixo.

    Segundo Salama, a OMS e a ONG Médicos sem Fronteiras já têm especialistas no local. A expectativa é que a Organização das Nações Unidas (ONU) leve de helicóptero 20 especialistas da OMS ao local neste fim de semana e providencie uma pista para pequenas aeronaves transportem trajes de proteção e outros equipamentos.

    Continua após a publicidade

    O Congo notificou a OMS do surto no dia 8 de maio. Há 32 casos suspeitos ou confirmados da doença desde 4 de abril, incluindo 18 mortes, relatou Salama.

    “Embora seja uma área rural remota, o que normalmente nos dá uma sensação de tranquilidade em termos da propagação de um surto, já há três localidades separadas cobrindo até 60 quilômetros e talvez mais”, disse.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.