Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ômicron representa quase 100% de genomas sequenciados no Brasil

Relatório da Fiocruz traz dados do período de 11 de fevereiro a 3 de março de 2022, com a produção de 2.971 genomas. Cepa é predominante no país

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 mar 2022, 19h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ômicron, no Brasil: seus casos sendo monitorados e mais nove suspeitos da variante surgida na África do Sul
    ômicron, variante surgida na África do Sul (Daniel Roberts/VEJA)

    A variante ômicron representa quase 100% dos genomas sequenciados pela Fiocruz. Esta é a conclusão do relatório da Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz, divulgado nesta sexta-feira, 11, com uma atualização dos resultados da vigilância sobre as linhagens e variantes do Sars-CoV-2 no Brasil.

    Segundo o documento, a cepa correspondeu a mais de 99,7% dos genomas sequenciados em fevereiro, ante 95,9% em janeiro e 39,4% em dezembro. A publicação indica também que a circulação da subvariante BA.2, detectada no país no início de fevereiro, é considerada baixa: foram registrados apenas 21 genomas dessa linhagem até o fechamento do relátório. O laboratório também sequenciou os genomas de primeira e segunda amostra de 10 casos de reinfecção relacionados à BA.1.

    Os dados se referem ao período de 11 de fevereiro a 3 de março de 2022, com a produção de 2.971 genomas. As primeiras amostras da ômicron no país foram de casos relatados no fim de novembro do ano passado. Em janeiro de 2022, a cepa já era predominante no Brasil. Atualmente, é classificada em mais de 40 linhagens, iniciadas pela sigla BA. No Brasil, foram identificadas três: BA.1 (13.072 genomas), BA.1.1 (2.193 genomas) e BA.2 (21 genomas).

    As informações foram coletadas pelos pesquisadores da Rede a partir da parceria e colaboração com os Laboratórios Estaduais de Saúde Pública (Lacens), da Coordenação-Geral de Laboratórios do Ministério da Saúde, de Laboratórios de Assistência Diagnóstica da Fiocruz e outras instituições brasileiras. O acesso à base de dados EpiCoV do Gisaid, uma iniciativa internacional de vigilância genômica de novo coronavírus e Influenza, também auxilia o trabalho de monitoramento da Rede Genômica Fiocruz, que até então, produziu 560 relatórios, totalizando 36.476 genomas sequenciados.

    Continua após a publicidade

    Abaixo, os números da vacinação no Brasil:

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.