Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O que a massa muscular tem a ver com o câncer de pulmão?

Estudo brasileiro aponta que uma medida simples como a circunferência da panturrilha pode prever resultados oncológicos

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 set 2022, 18h22

Um estudo brasileiro, publicado no Journal of Thoracic Oncology, mostra que a massa muscular pode prever resultados oncológicos em pacientes com câncer de pulmão com medidas simples e de baixo custo. “Observamos nesse estudo que o uso de medidas como a circunferência da panturrilha e força de preensão manual no diagnóstico, também é preditivo de resultados negativos no tratamento do câncer de pulmão e não pode mais ser negligenciado”, afirma oncologista torácico Carlos Gil Ferreira, autor sênior do estudo apresentado na Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão (WCLC 2022), a maior conferência internacional do mundo para médicos, pesquisadores e cientistas na área de câncer de pulmão e oncologia torácica, que ocorreu em agosto, em Viena, na Áustria.

Isso porque pacientes com câncer de pulmão costumam apresentar baixa taxa de massa muscular e, com isso, maior ocorrência de efeitos colaterais durante o tratamento, que comprometem o funcionamento físico e a qualidade de vida. “Isso poderia ser evitado porque é possível recuperar a massa muscular com intervenções nutricionais. Mas é preciso detectar o problema precocemente”, diz Ferreira. “O problema é que os métodos de avaliação, como tomografia computadorizada são caros, nem sempre disponíveis e não são fáceis de usar na prática clínica”.

Na pesquisa, foram incluídos 50 pacientes com câncer de pulmão, sendo 62% do sexo feminino, 94% idosos, 88% com câncer de pulmão não pequenas células, 88% com diagnóstico de doença em estágio III e IV e 64% tabagistas. Na avaliação da sobrevida global, pacientes com baixa massa muscular e baixa força tiveram sobrevida significativamente menor em 349 dias contra 1247 para aqueles com parâmetros acima dos pontos de corte definidos.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.