Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O medicamento experimental que reduziu pela metade mortes por Covid-19

Pílula oral é a primeira droga a demonstrar uma diminuição clínica significativa em óbitos de pacientes hospitalizados em estado grave

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2022, 18h34 - Publicado em 11 abr 2022, 19h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • remédio
    Pílula oral da Veru pode ser um tratamento potencial para doentes graves (Divulgação/Divulgação)

    Um medicamento experimental reduziu pela metade a taxa de mortalidade entre pacientes graves de Covid-19, que estavam recebendo oxigênio suplementar pelo alto risco de desenvolvimento de doença pulmonar grave, anunciaram os executivos da Veru Inc., fabricante do pílula oral, nesta segunda-feira, 11.

    Trata-se da sabizabulina, que teve o ensaio clínico interrompido mais cedo, por recomendação de monitores de segurança independentes. Os resultados desse estudo, porém, não foram revisados ​​por especialistas externos ou publicados em uma revista médica. A Veru anunciou as descobertas em uma entrevista coletiva fazendo com que as ações da empresa abrissem a bolsa de valores com alta de 35%, imediatamente após o comunicado, no início da manhã.

    No ensaio clínico, cerca de metade dos 52 participantes do estudo que receberam placebo, juntamente com cuidados regulares, morreram em 60 dias, um indicador de quão doentes estavam. Entre os outros 98 participantes que receberam a sabizabulina, porém, a taxa de mortalidade foi de 20% após a administração do remédio, uma vez ao dia, por até 21 dias. “A sabizabulina é a primeira droga a demonstrar uma redução clínica e estatisticamente significativa nas mortes em pacientes hospitalizados”, disse Mitchell Steiner, executivo-chefe da Veru. “Isso representa um grande avanço. A maioria das restrições da Covid-19 foi suspensa nos Estados Unidos após a diminuição do número de casos, mas as hospitalizações e mortes em todo o mundo continuam altos. Novas variantes estão prestes a surgir, e os surtos se seguirão” acrescentou. Perto de um milhão de americanos morreram de Covid-19, e ainda há 570 mortes por dia, em média.

    Segundo Steiner, a droga recebeu o chamado “status de fast-track” pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora americana em janeiro. A designação destina-se a estimular o desenvolvimento e a revisão mais rápidos de novos tratamentos que atendam às necessidades médicas, visando condições graves ou com risco de vida. “A empresa planeja se reunir com a agência no final deste mês e solicitará autorização de uso emergencial para a sabizabulina”, disse Steiner. A FDA não comentou o assunto.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.