Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Mundo ultrapassa 5 milhões de mortes por Covid-19

Brasil ocupa a segunda posição dos países com mais óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 nov 2021, 17h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cemitério da Vila Formosa, o maior da América Latina e responsável pelo sepultamento da maioria dos óbitos causados pela Covid-19 na cidade de São Paulo -
    Cemitério da Vila Formosa, o maior da América Latina e responsável pelo sepultamento da maioria dos óbitos causados pela Covid-19 em São Paulo (Kaio Lakaio/VEJA)

    Nesta segunda-feira 1, o mundo ultrapassou a marca cinco milhões de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, em 2020. Os dados são da universidade americana Johns Hopkins. Os Estados Unidos continuam como o país com maior número de óbitos pela doença, com 745 mil, seguidos pelo Brasil, com 607 mil, e a Índia, com 458 mil.

    A primeira morte pelo novo coronavírus foi registrada no dia 9 de janeiro do ano passado, na cidade de Wuhan, na China. Dois meses depois, em 12 de março, o Brasil anunciou seu primeiro óbito pela doença, registrada em São Paulo. Mesmo com esses números alarmantes, especialistas dizem que o número pode ser muito maior devido à subnotificação e falta de eficácia em muitos países na testagem da doença.

    Atualmente, os índices de mortalidade vêm diminuindo graças ao avanço da vacinação, mas muitas nações estão enfrentando novas ondas da Covid-19, principalmente pela rápida disseminação da variante delta, bastante contagiosa, pela resistência ainda encontrada entre milhares de  indivíduos para tomar a vacina  e o total relaxamento de medidas sanitárias de proteção.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, o mundo atingiu um milhão de mortos no dia 18 de setembro de 2020, 263 dias após o registro do primeiro óbito na China. No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou os menores números de casos e óbitos em outubro de 2021. No mês, foram contabilizadas 11.075 mortes e 383.782 casos da doença. Ao todo, são 607.824 óbitos no país.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.