Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Mortalidade por câncer de próstata aumenta em 25 estados do Brasil

Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Bahia registraram as maiores taxas de crescimento. Mato Grosso do Sul e Acre diminuíram os índices da doença

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 nov 2022, 12h22

 

Um levantamento do Observatório de Atenção Primária da Umane, com base em dados do Ministério da Saúde, apontou que o índice de mortalidade por câncer de próstata teve crescimento em 25 estados do Brasil nos últimos 14 anos. A análise considerou a taxa por cada 100 mil habitantes do sexo masculino.

Entre os estados que mais registraram aumento está o Pará (111,3%), o Amapá (97,9%); o Maranhão (82,6%) o Mato Grosso (65,9%) e a Bahia (63,8%). Os estados que registraram menores taxas de crescimento foram o Rio de Janeiro (12,5%), São Paulo (14,8%), Distrito Federal (17,5%) e Rio Grande do Sul (19,2%). Já os estados Mato Grosso do Sul e Acre tiveram redução de casos em 4,5% e 24,5%, respectivamente.

Câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata registra cerca de de 65 mil casos e 15 mil óbitos por ano no Brasil. Trata-se de um tumor maligno, que se origina de mutações e consequente multiplicação desordenada de células da próstata, glândula masculina situada na região da pelve, que envolve parte da uretra e produz parte do sêmen. Alguns desses tumores podem ser fatais, crescendo de forma rápida e espalhando-se para outros órgãos, mas a maioria é de evolução lenta.

Na fase inicial, o câncer de próstata é assintomático. Em estágio avançado, os sintomas são dificuldade para urinar, urinar muitas vezes ao dia e a noite, esvaziamento incompleto da bexiga, entre outros. O diagnóstico é geralmente feito por meio de exame de toque retal ou dosagem sérica de PSA (Antígeno prostático específico) e o tratamento pode ser realizado com cirurgia, associado a quimioterapia e/ou radioterapia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.