Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ministério da Saúde diz que não vai usar a CoronaVac na vacinação em 2022

Governo federal informou à CPI da Covid-19 que a vacina tem baixa efetividade entre idosos acima de 80 anos e não possui registro definitivo da Anvisa

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 7 out 2021, 20h47

O Ministério da Saúde declarou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 que não vai utilizar o imunizante CoronaVac na campanha de vacinação em 2022. Segundo Danilo de Souza Vasconcelos, diretor de Programa da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, e Rosana Leite de Melo, secretária do mesmo setor, as causas para a descontinuidade do uso da vacina do Instituto Butantan são o fato de não ter obtido a autorização definitiva pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a “baixa efetividade entre idosos acima de 80 anos.” “Até o presente momento a autorização (da CoronaVac) é temporária de uso emergencial, que foi concedida para minimizar, da forma mais rápida possível, os impactos da doença no território nacional”, informaram os servidores à CPI, respondendo a questão feita pela comissão sobre a “justificativa para a descontinuidade do uso da Coronavac em 2022, tal como anunciado”.

No Brasil, apenas as vacinas da Pfizer-BioNTech e da Astrazeneca/Fiocruz tem o registro para uso definitivo emitido pela Anvisa. A CoronaVac e a Janssen possuem apenas a autorização para uso emergencial. “Além do fato de estudos demonstrarem a baixa efetividade do imunizante em população acima de 80 anos, discussões na Câmara Técnica não indicaram tal imunizante como dose de reforço ou adicional”, completaram os servidores.

A efetividade média da CoronaVac contra a doença em adultos acima de 70 anos é de 42%, segundo um estudo preliminar realizado em maio e conduzido por pesquisadores brasileiros reunidos no grupo Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19 (Vebra Covid-19) e apoiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.