Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ministério da Saúde confirma primeiro caso da ômicron XE no Brasil

Segundo a pasta, notificação foi feita pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Cepa é mais transmissível, mas não há evidências de que seja mais grave

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 abr 2022, 20h26 - Publicado em 7 abr 2022, 18h18

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira, 7, o primeiro caso de Covid-19 provocado pela ômicron XE, recombinação das sublinhagens BA.1 e BA.2 da variante do coronavírus no Brasil.  A informação foi notificada pelo Instituto Butantan, de São Paulo. “A pasta mantém o constante monitoramento do cenário epidemiológico da Covid-19 e reforça a importância do esquema vacinal completo para garantir a máxima proteção contra o vírus e evitar o avanço de novas variantes no país”, diz o Ministério, em nota.

A recombinação é um fenômeno natural que acontece em diferentes vírus como um processo de mutação para trocar material genômico, ou seja, ocorre quando uma pessoa é infectada com duas ou mais variantes ao mesmo tempo, resultando em uma mistura de seu material genético dentro do organismo do paciente.

De acordo com a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido, mais de 600 casos foram confirmados até agora no país pela XE, que parece ser 9,8% mais transmissível do que a subvariante BA.2. Mas não há evidências suficientes que atestem que a nova cepa seja mais grave.

Embora tenha anunciado que aguarda novos estudos sobre a transmissibilidade da recombinação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém as características da ômicron para a XE.

Continua após a publicidade

Abaixo, os números da vacinação no Brasil:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.