Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Merck pede autorização do FDA para uso de comprimidos contra a Covid-19

Remédio desenvolvido para o tratamento da gripe pode reduzir riscos de evolução da doença para quadros graves e de internações

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 out 2021, 11h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Medicação
    Molnupivarir será o primeiro tratamento contra a Covid-19 em comprimidos (BananaStock/Thinkstock/VEJA/VEJA)

    A farmacêutica Merck (ou MSD, no Brasil) solicitou nesta segunda-feira, 11, ao Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória para remédios e alimentos dos Estados Unidos, a aprovação para o uso emergencial de seu medicamento Molnupiravir contra a Covid-19. O pedido é para que a medicação seja usada no tratamento da doença em suas formas leves e moderadas, em pacientes adultos que correm o risco de evoluir para um quadro grave ou que necessitem de internação. Caso a farmacêutica obtenha a autorização, o remédio será o primeiro em formato de comprimido para tratar a Covid-19. Todos os outros tratamentos validados pela agência americana são feitos por meio de vias intravenosas.

    No dia 7 de outubro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que participará de um estudo internacional com o medicamento, que pretende verificar se ele é eficaz em evitar a transmissão do vírus em pessoas expostas ao novo coronavírus, já que ele impede a replicação viral e tem potencial de ação em diversos vírus RNA, inclusive o SARS-CoV-2.

    Um outro estudo recente com o Molnupiravir – a princípio pensado para o tratamento da gripe – demonstrou resultados bastante positivos. Utilizado como terapia nos primeiros cinco dias de sintomas da Covid-19, reduziu em 50% o risco de morte e internações entre adultos não hospitalizados com as manifestações leve e moderada da doença.

    A liberação pelo FDA pode levar algumas semanas até a avaliação completa dos dados enviados pela empresa para testar a segurança e eficácia do remédio, mas já é vista como um primeiro passo por especialistas, que desde o começo da pandemia buscam e defendem um tratamento com comprimidos para a doença.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.