Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Luto por animais de estimação também merece atenção

Estudo mostra que a perda de um pet pode ser um momento complicado e, por isso, deve ser tratado com cuidado

Por Diego Alejandro
Atualizado em 29 nov 2022, 16h53 - Publicado em 29 nov 2022, 16h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um estudo publicado na revista CABI Human-Animal Interactions revelou como o luto por animais de estimação ainda são estigmatizados e fornece novas perspectivas para as pessoas que estão sofrendo a perda de seu animal de estimação.

    Michelle Crossley, professora na Rhode Island College, Colleen Rolland, presidente da Association for Pet Loss and Bereavement, explicam que o luto pela perda de um animal de estimação continua a ser privado de direitos na sociedade e a as percepções de julgamento fazem com que os indivíduos não tenham apoio social. “A revisão visa reconhecer os benefícios terapêuticos de trabalhar no processo de luto até a resolução, como uma forma de continuar o vínculo com um animal de estimação falecido”, explica. 

    O trabalho mostra que o estigma associado ao luto por uma perda pode complicar o processo de cura, algo que os terapeutas observam cada vez mais, principalmente durante a pandemia da Covid-19, período em que o isolamento deixou os donos mais próximo de seus pets.

    Já Colleen considera que, embora a empatia possa vir mais naturalmente quando se discute a morte humana, existem outros tipos de perda que não são reconhecidas ou recebem atenção semelhante pela sociedade. Isso inclui morte por suicídio, perda de gravidez/aborto, óbito por AIDS e morte de um animal de estimação. “Quando os relacionamentos não são valorizados pela sociedade, é mais provável que os indivíduos experimentem um luto privado, tornando-o mais complicado”.

    Continua após a publicidade

    As duas pesquisadoras sugerem que ter um espaço seguro para discutir os significados associados ao relacionamento com o animal é benéfico para superar a perda, levando à resolução da dor. “Dar voz aos indivíduos que sofrem uma perda desprivilegiada é uma maneira pela qual os terapeutas podem ajudar as pessoas durante o luto por um animal de estimação”, afirma Michelle. 

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.