Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Johnson & Johnson suspende produção de vacina da Janssen contra a Covid-19

Segundo o "The New York Times", o motivo da paralisação da produção do imunizante de dose única é econômico e seria temporária

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 fev 2022, 19h49 - Publicado em 8 fev 2022, 18h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Janssen negociou mais de 500 milhões de vacinas; Brasil está de fora - Vacina contra Covid-19 Janssen
    Vacinas contra Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson (- Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

    A Johnson & Johnson fechou a sua única fábrica, em Laiden, na Holanda, que produzia lotes utilizáveis ​da vacina da Janssen contra a Covid-19. Segundo o “The New York Times”, o fechamento aconteceu no final do ano passado e a suspensão da produção seria pelo imunizante de dose única não estar sendo economicamente rentável para a empresa. O jornal informou ainda que a paralisação seria temporária.

    Embora ainda não se saiba qual o impacto do fechamento da fábrica nas campanhas de vacinação, já que os países que adquiriram o imunizante continuam aplicando as doses únicas, a paralisação da produção causa insegurança no mundo, que enfrenta uma nova onda de infecções causadas pela variante ômicron.

    De acordo com o jornal norte-americano, a suspensão tem o potencial de reduzir o fornecimento da vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson em algumas centenas de milhões de doses. A reportagem também ressalta que a decisão de suspender a produção na Holanda provocou reações de preocupação em relação à capacidade da empresa em cumprir suas entrega de vacinas para países em desenvolvimento. “Este não é o momento de mudar as linhas de produção do nada, quando a vida das pessoas em todo o mundo em desenvolvimento está em jogo”, disse o Dr. Ayoade Alakija, co-chefe do programa de distribuição de vacinas da União Africana, em entrevista ao “The New York Times”.

    A paralisação da fábrica em Laiden também pegou de surpresa os funcionários de dois dos maiores clientes da companhia: a União Africana e a Covax, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável por levar vacinas para países pobres. Ao jornal, Jake Sargent, porta-voz da Johnson & Johnson, declarou por e-mail que a empresa está “focada em garantir que a vacina esteja disponível onde as pessoas precisam” e que sua rede global de produção “está trabalhando dia e noite” para auxiliar no combate à pandemia da Covid-19.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.