Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Fiocruz pede registro para novo teste de Covid-19

Pedido foi feito à Anvisa. Teste tipo RT-PCR consegue diferenciar o Sars-CoV-2 dos vírus da Influenza A e B

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 jan 2022, 18h40 - Publicado em 19 jan 2022, 18h36

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) informou nesta quarta-feira, 19, que finalizou o desenvolvimento de dois novos testes moleculares para diagnosticar a Covid-19.  Um deles, o kit molecular Inf A/Inf B/SC2 – teste do tipo RT-PCR que diferencia o Sars-CoV-2 dos vírus da Influenza A, B, possibilitando o diagnóstico das duas doenças de uma vez – teve seu pedido de registro submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta terça-feira, 18.

“Por apresentarem sintomas muito semelhantes, realizar a identificação do agente causador da doença sem a realização do diagnóstico laboratorial é algo desafiador”, disse Fernando Motta, virologista e pesquisador do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). “A disponibilização destes kits no Sistema Único de Saúde (SUS) permitirá de modo econômico e com alto processamento a identificação viral oportuna destes agentes, com o método que é o padrão ouro para o diagnóstico das doenças causadas por vírus respiratórios no mundo”, acrescentou o pesquisador.

O outro teste desenvolvido pela Fiocruz é o kit molecular Quadriplex SC2/VOC, que segundo a fundação, vai permitir a detecção e triagem das variantes alfa, beta, gama, delta e ômicron do coronavírus. Este também é de PCR em Tempo Real (RT-PCR), com utilização indicada para o diagnóstico e triagem viral a partir da identificação de variantes de preocupação, designadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Deve ser submetido à Anvisa até a próxima semana,

“Ambos os kits moleculares são mais uma importante contribuição de Bio-Manguinhos em um momento em que vivenciamos um aumento de casos de covid-19, fruto da variante ômicron, assim como estamos registrando um alto número de infectados pela influenza. Tais testes atestam a expertise do instituto no campo do diagnóstico, sempre com respostas rápidas em momentos sensíveis”, declarou Sotiris Missailidis, vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

Continua após a publicidade

Abaixo, os números da vacinação no Brasil:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.