Nesta sexta-feira, 2, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu um tratamento experimental promissor para Covid-19. Trata-se de um coquetel de anticorpos monoclonais desenvolvido pela empresa de biotecnologia Regeneron. Embora ainda esteja em fase de testes, esse tipo de terapia é considerada um dos mais promissores contra a doença. Atualmente, duas opções estão em fase final de testes clínicos, o da Regeneron e a infusão desenvolvida pelo laboratório Eli Lilly.
Os melhores resultados foram observadas em pacientes que ainda não haviam desenvolvido altos níveis de seus próprios anticorpos contra o vírus. Nesse grupo, mesmo uma dose mais baixa do tratamento pareceu resultar em uma melhora mais rápida dos pacientes. O tratamento também mostrou tendências positivas na redução da necessidade desses pacientes passarem por consulta médica e na diminuição da quantidade de vírus na garganta das pessoas. Em teoria, isso poderia reduzir o risco de transmissão da doença.
A empresa está conduzindo estudos também em pacientes hospitalizados. Os principais obstáculos do uso desta terapia em larga escala são o alto custo e a capacidade limitada de fabricar grandes quantidades.