Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Covid-19 pode iniciar um surto de diabetes

Estudo mostra risco de crescimento de anomalias metabólicas após infecções pelo SARS-Cov-2

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2022, 17h36 - Publicado em 6 Maio 2022, 16h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Diabetes
    Anomalias causadas pela Covid-19 são comparáveis a diabetes pós-estresse ou diabetes tipo 2. Ocorrência de diabetes mellitus tipo 1 ainda é desconhecida (iStock/Getty Images)

    Após a pandemia da Covid-19, existe risco de estourar uma onda de diabetes. É o que aponta um artigo publicado na revista  Diabetes/Metabolism Research and Reviews, em que os autores avaliam a influência do SARS-CoV-2 na imunidade e no funcionamento das células beta, responsáveis por sintetizar e secretar o hormônio insulina, que regula os níveis de glicose no sangue.

    Segundo o relatório, o coronavírus exibe um tropismo por diferentes órgãos e tecidos e pode deixar sequelas de longo prazo, entre elas, a hiperglicemia. Estudos recentes também descobriram que a homeostase da glicose pode ser interrompida durante e muito depois de uma infecção aguda por SARS-CoV-2, o que provoca maior resistência à insulina e destruição de células beta.

    Ou seja, segundo a pesquisa, essas anomalias metabólicas causadas pela Covid-19 parecem ser comparáveis a da diabetes pós-estresse ou diabetes tipo 2. Um possível aumento na ocorrência de diabetes mellitus tipo 1, no entanto, ainda é desconhecido. Ou seja, não há evidências que ligue esse tipo de diabetes ao SARS-CoV-2, mesmo sabendo-se que as infecções virais respiratórias, como as causadas por coronavírus, aumentam a probabilidade da doença. Por isso, um crescimento futuro na frequência de incidências de diabetes tipo 1 não pode ser descartado.

    Dados recentes dos Estados Unidos, por exemplo, revelaram um aumento substancial nos diagnósticos de diabetes entre pacientes pediátricos um mês após a Covid-19, mas sem distinguir se era tipo 1 e 2. Outra análise norte-americana validou esse achado, revelando um aumento de 57% nos pacientes com diabetes tipo 1 hospitalizados durante o ano pandêmico em comparação com os cinco anos anteriores. Nessa pesquisa, os autores mencionam que provavelmente existe uma ligação entre a Covid-19 e o início da diabetes tipo 1, mas o número de casos observados ainda é pequeno para se tirar conclusões. Assim, para evitar apresentações perigosas que podem coincidir com um surto de diabetes tipo 1 de início recente, os pesquisadores recomendam uma ampliação das técnicas de vigilância do Covid-19.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.