Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Covid-19 mata mais pessoas do sexo masculino

Estudo da USP sugere que o sexo é mais determinante nos óbitos pela doença do que comorbidades ou vulnerabilidade social

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 jul 2022, 18h52

Um estudo do Instituto de Estudos Avançados da USP, em conjunto com a Faculdade de Medicina da USP, aponta que o sexo masculino pode ser fator determinante nas mortes por Covid-19 na cidade de São Paulo. A pesquisa também demonstrou que fatores de risco como a vulnerabilidade social e comorbidades não são dominantes nos óbitos pela doença.

 “O sexo masculino foi determinante como um fator de risco para o óbito da doença nesse período inicial”, afirmou Thiago Afonso Teixeira, médico da Faculdade de Medicina da USP. De acordo com ele, a pesquisa se deu a partir de um estudo observacional e pela coleta de dados secundários das mortes pela Covid-19 da população da cidade de São Paulo, entre fevereiro e agosto de 2020.

Por meio de uma vigilância epidemiológica neste período, em conjunto com uma unidade de desenvolvimento brasileira, os pesquisadores analisaram cerca de 37.583 hospitalizações, com diferentes quadros de vulnerabilidade social dos doentes, e concluíram que a possibilidade de óbitos entre os pacientes do sexo masculino ocorreu cerca de um quarto de vezes a mais do que entre o sexo feminino.

A pesquisa destaca ainda que não houve risco maior de contrair a doença por vulnerabilidade social e a predisposição de pacientes com comorbidades não chega a ser um fator determinante nas mortes pela doença. Ambas as questões não se comparam às diferenças encontradas entre os sexos, em que os índices de letalidade chegaram a ser “124 vezes maior do que em locais com vulnerabilidade social muito baixa”, completa o médico.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.