Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Covid-19 deixa mais de 12 mil crianças órfãs no Brasil

Estudo feito em cartórios brasileiros mostrou que a doença tirou o pai ou a mãe de muitas crianças de até seis anos de idade.

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 19 out 2021, 16h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano, doença tirou pais de muitas crianças
    Pesquisa foi feita entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano (Free-Photos/Pixabay)

    Pelo menos 12.211 crianças de até seis anos e idade ficaram órfãs de um dos pais, vítimas da Covid-19, no Brasil. E entre elas, 25,6% não tinham completado um ano. Esses são os dados de um estudo feito entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano, pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que representa os cartórios de registro civil no país.  Além disso, a pesquisa mostra que 18,2% tinham um ano de idade; 18,2%, dois anos de idade; 14,5%, três anos; 11,4%, quatro anos; 7,8% tinham cinco anos e 2,5%, seis anos. Os índices levantados pela Arpen-Brasil, que também administra o Portal da Transparência, mostraram ainda que 223 pais morreram antes do nascimento de seus filhos, enquanto 64 crianças até seis anos perderam o pai e a mãe pela doença.

    “A base de dados dos cartórios tem auxiliado constantemente os poderes públicos, os laboratórios e os institutos de pesquisas a dimensionar o tamanho da covid-19 em nosso país e o fato de termos esta parceria com a Receita Federal para a emissão do CPF na certidão de nascimento dos recém-nascidos nos permitiu chegar a este número parcial, mas já impactante”, disse Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil, em nota.

    O levantamento foi feito com base no cruzamento entre os CPFs dos pais nos registros de nascimentos e de óbitos feitos nos 7.645 cartórios brasileiros de registro civil desde 2015, ano em que passaram a emitir o documento diretamente nas certidões de nascimento das crianças recém-nascidas em todo o país. São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná foram os estados que mais registraram mortes de pais com filhos entre esse público infantil.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.