Cientistas do UCLA Jonsson Comprehensive Cancer Center, centro de tratamento de câncer em Los Angeles, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo método que pode ajudar a identificar tratamentos personalizados para indivíduos com cânceres raros ou difíceis de tratar. Publicada na Nature Communications, a pesquisa diz respeito à uma técnica de bioimpressão de organoides tumorais em miniatura, que permite aos pesquisadores estudar e analisar essas células de forma individual e em detalhes.
Diferente das plataformas tradicionais que não conseguem capturar alterações ou diferenças nas amostras dos tumores, esses organoides em miniatura cultivados em laboratório são tridimensionais (3D) e estabelecidos a partir de uma variedade de células e tecidos primários do próprio indivíduo. Por isso, permitem uma investigação minuciosa da biologia do tumor e conseguem destacar as sensibilidades aos medicamentos específicos para cada paciente, tornando a resposta individual à terapia muito mais assertiva.
Avanço na medicina de precisão
O novo método usa uma técnica de bioimpressão para recriar em um ambiente controlado organoides em 3D a partir das células do tumor do paciente que foram retiradas por biópsias ou durante cirurgia. Esses organoides, chamados PDOs e derivados do próprio indivíduo são nutridos, crescem e se auto-organizam em laboratório de forma similar a observada no organismo.
São então estudados como células que interagem entre si e em uma determinada estrutura, trazendo evidências de eventos específicos envolvidos no desenvolvimento dos tecidos, que não são possíveis de serem observados in vivo.
Ao expor esses PDOs a diferentes tratamentos, também é possível avaliar quais terapias induziram a morte das células cancerosas, fornecendo dados precisos para que os médicos oncologistas consigam ter uma melhor compreensão da resposta do tumor e assim traçar um plano terapêutico mais assertivo, ou seja, um tratamento personalizado.
Chamado de Teste Onco-PDO, o cultivo celular 3D já está disponível no Brasil, por meio da Invitrocue Brasil, para câncer de mama, pulmão, colorretal, pancreático, gástrico, próstata e ovário, com a escolha de 8 entre 60 drogas para teste. O resultado sai em até 21 dias.