Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Brasileiros criam material que regenera tecido ósseo e evita infecções

Estruturas feitas com impressão 3D foram revestidas com óleo de melaleuca, composto com ação antimicrobiana

Por Agência Fapesp
Atualizado em 4 jun 2024, 11h11 - Publicado em 6 jan 2023, 18h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) obtiveram via impressão 3D estruturas de cerâmica multifuncionais conhecidas como scaffolds, que foram revestidas com óleo de melaleuca – composto com ação antimicrobiana. Os scaffolds são estruturas-suporte e, neste caso, foram projetados para atuar simultaneamente na regeneração do tecido ósseo e na inibição do crescimento de bactérias.

    O projeto foi desenvolvido no campus de São José dos Campos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), durante o mestrado de Ana Paula Nogueira Alves. A estudante foi orientada pela professora Eliandra de Sousa Trichês, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp.

    Segundo Alves, em entrevista para a assessoria de imprensa da Unifesp, “tem-se estudado a obtenção de scaffolds multifuncionais a partir do revestimento com óleos essenciais como alternativa ao uso de antibióticos. O óleo de melaleuca é de grande interesse por sua propriedade antibacteriana”.

    Os resultados da pesquisa, publicados em artigo no Journal of Biomedical Materials Research Part B: Applied Biomaterials, demonstram que o recobrimento dos scaffolds cerâmicos com óleo de melaleuca em solução de gelatina contribui para o combate aos agentes patogênicos sem prejudicar o crescimento celular.

    “Tais resultados se mostraram promissores e potencialmente aplicáveis na engenharia tecidual, trazendo uma nova alternativa em relação a problemas relacionados às infecções ósseas”, pontua a pesquisadora.

    O trabalho foi desenvolvido em parceria com o professor Antônio Pedro Novaes de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que auxiliou na obtenção dos scaffolds por impressão 3D, e com o professor Aldo Boccaccini, diretor do Instituto de Biomateriais da Friedrich-Alexander-Universität (FAU), da Alemanha, que contribuiu com o recobrimento dos scaffolds com óleo de melaleuca, além dos ensaios com células e bactérias.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.