Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Anvisa suspende agrotóxico suspeito de provocar câncer

Banido na Europa e nos Estados Unidos, veneno é um dos mais usados no Brasil. Reunião de diretores foi tensa

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2022, 17h06 - Publicado em 21 jun 2022, 18h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • agrotoxicos
    Carbendazim é usado nas culturas de soja, milho, laranja e maçã (IStock/Getty Images)

    Três diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniram na tarde desta terça-feira 21 para suspender imediatamente a produção, importação, venda e distribuição do carbendazim, um dos agrotóxicos mais usados no Brasil em culturas como soja, milho, laranja e maçã, e banido na Europa e nos Estados Unidos por suspeita de provocar câncer e malformação de fetos.

    A reunião foi bastante tensa já que a relatora do processo, Cristiane Jourdan, que demonstrou ser a favor da proibição do produto, saiu da sessão virtual, antes de votar pela suspensão. Meiruze Freitas, Alex Campos e Romison Mota — votaram a favor e Antonio Barra Torres não votou por estar em viagem fora do país.

    Os ânimos começaram a se alterar quando Meiruze, presidente substituta, falou sobre a possibilidade de inverter a ordem do julgamento. O voto da relatora, Cristiane Jourdan, que já havia se manifestado pela aprovação do banimento do carbendazim, seria analisado primeiro, para depois, ser considerada uma medida preventiva para suspender o produto até o término do processo de avaliação do agrotóxico. Ou seja, Meiruze sinalizou para uma suspensão temporária do veneno.

    Cristiane reagir dizendo que não teria por que apresentar seu voto se a deliberação de Meiruze fosse feita antes. De acordo com a diretora, a decisão provisória não teria um efeito melhor do que a proposta que ela traria ao processo. E se retirou. “Caso haja alguma deliberação anterior, de forma a confrontar com meu voto, com uma decisão de ter efeito melhor que cautelar, eu peço desculpas porque vou me retirar”, disse a relatora. “Eu me retiro da reunião e levarei isso aos órgãos de controle, ao Ministério Público, porque entendo que houve questão de se bloquear a leitura do voto da relatora”, completou Cristiane Jourdan, ao abandonar a reunião virtual.  Meiruze respondeu que Cristiane teria toda a liberdade para dar seu voto. Anteriormente, a área técnica da Anvisa já havia pedido o banimento completo do carbendazim das lavouras do Brasil.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.