Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Anvisa lança consulta para produção de maconha medicinal no país

Proposta é de liberação do cultivo para fins medicinais e científicos. Ideia sofre resistência dentro do próprio governo

Por Da Redação
11 jun 2019, 22h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta terça-feira, 11, que levará à consulta pública a proposta para liberação do cultivo e da produção de maconha no país para fins medicinais e científicos.

    A nova regra prevê o plantio restrito a lugares fechados por empresas credenciadas. Associações e familiares de pacientes que conseguiram autorizações na Justiça para a produção do extrato de canabidiol ficam proibidos de manipular a planta. A Anvisa espera aprovar a regulamentação neste ano, mas há resistência dentro do próprio governo federal.

    Atualmente, a agência já permite o registro de medicamentos feitos com substâncias como canabidiol e tetrahidrocannabinol (THC), mas só um produto importado conseguiu a regulamentação.

    A maioria dos pacientes que recebe prescrição médica de tratamentos com derivados da cannabis pede à agência autorização para importar o produto. Até o fim de 2018, cerca de 6 mil conseguiram a liberação. O problema, porém, é o custo. Um tratamento por três meses chega a até 2 mil reais.

    Dentro do governo há quem não apoia a ideia. Em maio, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, afirmou que seria “irresponsável” por parte da Anvisa liberar o uso de maconha medicinal. Os grupos de trabalhos para a discussão foram formados em 2017, sob a gestão do ex-presidente Michel Temer.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.