Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Anvisa divulga parecer de vacinação da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

Agência mostrou documentos em resposta ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que declarou que a pasta se manifestaria após a análise do material

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 dez 2021, 15h14

Em resposta ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que disse que o governo federal só se manifestaria sobre a vacinação infantil após analisar todos os relatórios sobre o assunto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta quarta-feira, 22, os pareceres públicos de aprovação da vacina para crianças. Entre eles, o documento que atesta a avaliação de “benefício-risco”, considerada pela agência reguladora para aprovar a utilização da vacina o público infantil.

“Nessa avaliação, a Agência também contou com a participação das sociedades médicas de notório saber no tema: Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Também foi convidada a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)”, afirmou a Anvisa, em nota.

Na última quinta-feira, 16, a Anvisa aprovou a versão pediátrica do imunizante da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos de idade. “Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, incluindo estudos de fase I, II e III, a Anvisa concluiu que vacina Pfizer-BioNTech Covid-19, quando administrada no esquema de 2 doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, é segura e eficaz na prevenção da Covid-19 sintomática, na prevenção das doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo SARS-CoV-2”, disse a agência.

O governo Bolsonaro, no entanto, ainda não divulgou as datas de início da vacinação desta faixa etária. “Não é um comunicado público que vai fazer o Ministério da Saúde se posicionar de uma maneira ou de outra. Eu preciso de toda a análise. Nós temos que verificar tudo”, disse Queiroga, na última segunda-feira, 20.

Continua após a publicidade

Nesta quarta-feira, 22, o governo federal anunciou a abertura de uma consulta pública sobre o tema, que começa amanhã, quinta-feira 23, e vai até dia 2 de janeiro. As manifestações poderão ser feitas no portal do Ministério da Saúde.

No dia 4, de acordo com o ministro da Saúde, haverá uma audiência pública que servirá de base para a decisão final do Ministério. “Até o dia 5 de janeiro é um tempo absolutamente adequado para que as autoridades possam analisar a decisão da Anvisa com todas as suas nuances, inclusive em relação à aplicação dessas vacinas”, completou Queiroga.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.