Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Reduto de esquerda no Rio tem brigas após resultado das urnas

Bolsonaristas bateram boca e agrediram apoiadores de Haddad na praça São Salvador; polícia foi chamada para conter ataques com garrafas

Por Fábio Codeço
Atualizado em 28 out 2018, 21h39 - Publicado em 28 out 2018, 20h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No conhecido reduto da esquerda no Rio, a Praça São Salvador, no bairro do Flamengo, na Zona Sul da cidade, houve confusão e agressões após a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) para o cargo de presidente da República. Um grupo de cerca de doze eleitores bolsonaristas bateu boca com apoiadores de Fernando Haddad (PT).

    Os eleitores do capitão reformado começaram a soltar fogos logo após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) soltar a primeira parcial, que dava 56% para Bolsonaro contra 44% para Haddad.

    A discussão descambou para troca de agressões verbais até começaram a jogar garrafas de cerveja uns nos outros. Bolsonaristas gritavam “vão para Venezuela” e  “fora PT”. Os eleitores do PT revidavam com palavras como “fascistas” e “ele não”. Dez carros da polícia foram enviados ao local.

    Ferido na confusão, Felipe Velloso, jornalista e professor de história, afirmou que estava se aproximando para registrar a briga com o celular quando jogaram uma garrafa em seu rosto. Ele tinha um ferimento pouco abaixo do olho esquerdo e foi prestar queixa na 9ª DP, no Catete.

    Apoiadores de Haddad se concentraram desde a manhã no local e ficaram até o final da votação. O clima de festa – com direito a roda de samba e chorinho – foi mantido na praça durante o dia.

    Continua após a publicidade

    Nas rodas de conversa, era comum encontrar eleitores que optaram por Eduardo Paes (DEM) para o governo do Rio. “Nunca tinha votado no Paes, mas respeito o que ele fez. Discordo de muita coisa, mas mesmo errando é um democrata. Wilson Witzel é autoritário”, disse o produtor cultural Raphael Sanguinete, que contou que vários dos seus amigos votaram no ex-prefeito “com resistência”. Witzel foi eleito governador.

    Já à noite, no momento em que o candidato derrotado Fernando Haddad começou a se pronunciar, um grupo de eleitores se aglomerou diante de um bar pra gritar “vai ter resistência”.

    Novas provocações

    Os ânimos voltaram a esquentar novamente por volta das 20h30, quando outro grupo pró-Bolsonaro, que fazia um churrasco em frente ao Bar Império da Praça, começou a tocar, em um equipamento de som, o Hino Nacional, além de músicas de exaltação ao candidato do PSL, incluindo uma versão de “Let It Be”, dos Beattles, em que o refrão dizia “Ele sim”.

    Depois que a polícia mandou parar a música, eles começaram a gritar frases de provocação como “Silêncio na prisão” e “Lula, ladrão, Curitiba é a solução”. Houve reação do outro lado da rua, por parte da turma pró-Haddad, que respondia: “Fascistas, não passarão” e “Vai ter luta”.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.