Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

PL e Progressistas devem ganhar novas comissões no Senado Federal

Os partidos que ficaram de fora da atual partilha dos colegiados serão atendidos com o desmembramento de comissões já existentes

Por Leonardo Caldas
13 abr 2023, 09h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A decisão sobre o comando das comissões no Senado e na Câmara costuma levar em conta o critério de proporcionalidade, que dá prioridade na escolha aos partidos com as maiores bancadas na Casa. Apesar disso, no Senado, o bloco de oposição ao governo, formado por PL, PP, Novo e Republicanos, ficou de fora do rateio das comissões. A decisão foi uma retaliação ao fato de as legendas terem lançado uma candidatura de oposição à reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a presidência da Casa.

    “Vinte e Três senadores do bloco foram alijados de um processo democrático. Entendo que isso faz parte do jogo político e que exista pressão do governo, mas nunca havia acontecido isso nesta Casa”, diz o senador Zequinha Marinho (PL-PA). “Agora vão tentar resolver a situação com um prêmio de consolação”, acrescentou.

    O tal prêmio de consolação tende a ajudar na pacificação do ambiente interno da Casa. De perfil conciliador, Pacheco pode criar duas novas comissões. A ideia é desmembrar a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, instalando um colegiado para discutir apenas a questão do esporte, que ficaria com o PL, a segunda maior bancada da Casa. A outra comissão a ser fatiada seria a de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O Progressistas, à frente da sexta maior bancada, ficaria com a temática da Defesa.

    Para que o cenário se concretize é preciso que Pacheco cumpra o rito regimental e leve o assunto para votação no Plenário do Senado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.