Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Onze dos 16 partidos no Senado, incluindo PT, presidirão comissões

Acordo anunciado por Davi Alcolumbre prevê que só PDT, PPS, PR, PSB e PROS não presidirão colegiados. Dono da maior bancada, MDB indicará presidente da CCJ

Por Redação
Atualizado em 12 fev 2019, 17h56 - Publicado em 12 fev 2019, 17h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou nesta terça-feira, 12, que houve consenso para a divisão das 13 comissões temáticas da Casa. Pelo acordo fechado na reunião de líderes desta terça, onze dos dezesseis partidos terão representação no comando de algum dos colegiados.

    O desfecho era compromisso de campanha de Alcolumbre, que prometeu distribuir os poderes do Senado com todas as legendas. O acordo inclui espaço para siglas com apenas um senador, como nos casos de PRB e PSC, e até mesmo para o MDB, que saiu derrotado na eleição à presidência da Casa e passa por um racha em sua bancada, a maior do Senado.

    Ficou definido que os emedebistas indicarão o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deve ficar a cargo da senadora Simone Tebet (MS), importante aliada na eleição de Davi Alcolumbre, além dos chefes da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que deve ser o senador Marcelo Castro (MDB-PI), e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

    O PSD presidirá a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que deve ficar a cargo do senador Omar Aziz (AM), e a de Relações Exteriores. O PSDB, do senador Tasso Jereissati, um dos principais articuladores da campanha de Alcolumbre, indicará os presidentes das comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

    O DEM, partido do presidente do Senado, comandará a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI); o PSL, do presidente Jair Bolsonaro, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA); o Podemos, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS); o PT, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH); a Rede, a Comissão de Meio Ambiente (CMA); o PP, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

    Continua após a publicidade

    PRB e PSC se revezarão entre a presidência e a relatoria da Comissão Senado do Futuro (CSF). 

    Dos dezesseis partidos com representação na Casa, apenas cinco não devem ter presidentes de colegiados: PDT, PPS, PR, PSB e PROS.

    Como todos os partidos aceitaram a divisão, as eleições dos chefes de cada comissão devem acontecer por aclamação, na sessão marcada para esta quarta-feira, 13.

    Continua após a publicidade

    “Chegamos a um consenso sobre a composição das 13 comissões. Acordo deve ser oficializado por aclamação amanhã, às 10h. Hoje votaremos acordos interacionais”, afirmou Alcolumbre.

    (com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.