Os ministro da Justiça, Flávio Dino, entregou a medalha da Ordem do Mérito ao padre Julio Lancellotti durante uma missa neste domingo, 24, em São Paulo. A homenagem foi concedida por meio de decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A honraria é entregue a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao país nas áreas de justiça ou segurança pública. O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e o Secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, também participaram da cerimônia.
“Recebo com humildade e simplicidade essa comenda e essa Grã-Cruz. Pode ter certeza que os moradores de rua vão usá-la também”, disse o padre ao receber a medalha.
Lancelotti é pároco na Igreja São Miguel Arcanjo, na zona leste da capital paulista, e coordenador da Pastoral do Povo de Rua. Ele é conhecido nacionalmente por seu trabalho dedicado a pessoas em situação de rua e defesa dos direitos humanos. O presidente Lula anunciou a homenagem após a divulgação de um bilhete com ameaças ao padre. Um papel deixado na igreja o chamava de “defensor de direitos dos bandidos”, “petista vagabundo” e dizia que o “dia de reinado” dele iria acabar.