Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lula e PT jogam com o tempo enquanto Lira se desgasta

A pressa do deputado para definir a sua sucessão não é compartilhada por petistas, que não querem briga com nenhum dos candidatos à presidência da Câmara

Por Daniel Pereira 15 set 2024, 14h56

Nos últimos dias, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez dois movimentos para tentar encaminhar a própria sucessão ao comando da Casa. Mudando o roteiro previsto inicialmente, ele abandonou a candidatura do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), seu amigo e até então considerado favorito na eleição marcada para fevereiro, e abraçou o nome do deputado Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, com quem também tem relação de amizade.

A ação de Lira, como de costume, foi motivada por pragmatismo. Ao perceber que Nascimento dificilmente conseguiria os apoios necessários para vencer a disputa, Lira passou a trabalhar por Motta, que, segundo deputados de diferentes legendas, têm mais condições de construir consensos e unir a Casa. O presidente da Câmara ainda não anunciou oficialmente seu apoio a Motta, mas posou para uma foto com ele e outros líderes partidários, a fim de indicar a sua nova opção e fortalecê-la. Nascimento, obviamente, não participou do encontro.

Presidente da Câmara é acusado de traição

O líder do União Brasil se sentiu traído por Lira e, mesmo com o revés, não desistiu do páreo. Crítico ferrenho de Lula na última campanha presidencial, Nascimento foi ao Palácio do Planalto para tentar se manter vivo na disputa. Primeiro, conversou com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, um desafeto público e notório do presidente da Câmara. Uma foto dessa reunião também foi divulgada, fomentando a guerra de imagens.

No dia seguinte, Nascimento conversou com o próprio Lula. Mais uma vez, ouviu que não há veto por parte do governo à candidatura dele à chefia da Câmara. Nas audiências com ministro e o presidente, o deputado declarou que o seu plano é — juntamente com o líder do PSD na Câmara, Antonio Brito, também postulante ao cargo — reunir siglas governistas em torno de uma candidatura única para enfrentar Hugo Motta, que deve receber o apoio formal do PL de Jair Bolsonaro.

Jogando parado, mas nem tanto

Em manifestações públicas, Lula já declarou que Lira tem o direito de trabalhar para fazer o sucessor e que o governo não interferirá na disputa na Câmara, um assunto da alçada do Legislativo. O presidente, por enquanto, só tem uma prioridade definida: não comprar briga com nenhum dos candidatos ao cargo, para não concorrer o risco de ver reeditada, em seu terceiro mandato, a tormentosa relação entre Eduardo Cunha e Dilma Rousseff, que custou os respectivos cargos aos dois.

Se Lira mexe as peças para tentar consolidar o nome de Hugo Motta o mais rápido possível, Lula e o PT jogam com o tempo e pretendem definir sua posição no caso só bem perto do dia da eleição. Na prática, torcem para que, até lá, um dos concorrentes se torne tão favorito a ponto de nem  haver disputa pelo cargo. Esse seria o melhor dos mundos para o governo, que passaria pelo processo sem o desgaste que Lira está sofrendo no momento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.