Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Levaria Moro e Dallagnol comigo para a guerra, afirma general Mourão

Em entrevista à Rádio Guaíba (RS), vice-presidente afirmou manter a confiança no ministro da Justiça e na força-tarefa da Operação Lava Jato

Por Emerson Voltare
13 jun 2019, 16h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, disse nesta quinta-feira, 13, que, se tivesse que ir para a guerra, levaria Sergio Moro e Deltan Dallagnol.

    Em entrevista à Rádio Guaíba (RS) nesta quinta-feira, 13, Mourão afirmou manter a confiança no ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (PSL) após série de reportagens do site The Intercept Brasil, que revelou supostas conversas privadas do então juiz federal com integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato.

    Para o vice, Moro foi vítima de um crime, e usou um jargão militar. “No Exército, a gente tem uma linguagem muito clara: se eu tiver que ir para a guerra, eu levo o Sergio Moro e o Deltan Dallagnol comigo”, declarou.

    Para o general da reserva, a legitimidade dos dados revelados no último domingo, 9, é questionável. “Pode ser tudo editado, nós não temos acesso aos documentos e aos diálogos reais que podem ter acontecido. Obviamente, eles buscam atacar aquilo que é o maior patrimônio das pessoas de bem, que é a honra e a dignidade.”

    Mourão também disse acreditar na legalidade da tramitação dos processos em torno da Lava Jato. “Afirmamos que isso rapidamente será esclarecido e reduzido exatamente ao que ele é: um crime cometido contra autoridades públicas.”

    Continua após a publicidade

    Desde domingo, o site The Intercept divulga conteúdo de supostas mensagens trocadas por Moro e integrantes do Ministério Público Federal (MPF) da força-tarefa de Curitiba. Os diálogos mostram que o então juiz teria orientado as investigações da Lava Jato por meio de mensagens trocadas pelo aplicativo Telegram, sugerindo inclusive a mudança da ordem de fases da operação, além de aconselhar, fornecer pistas e antecipar uma decisão ao procurador Dallagnol.

    Mourão reconheceu que o vazamento das mensagens reverbera na articulação política no Congresso. “Está causando algum ruído. Mas em uma análise mais fria e tranquila, esse ruído está circunscrito a determinados grupos.”

    OUÇA OS PODCASTS DE VEJA

    Já ouviu o podcast “Funcionário da Semana”, que conta a trajetória de autoridades brasileiras? Dê “play” abaixo para ouvir a história, os atos e as polêmicas do vice-presidente Hamilton Mourão. Confira também os outros episódios aqui.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.