Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Juiz manda herdeira pagar dívida antes de doar R$ 500 mil a Lula

Roberta Luchsinger, que prometeu dar até um anel de diamantes ao ex-presidente, tem um débito de 62 mil reais com uma loja de decoração

Por Da Redação
Atualizado em 18 ago 2017, 13h36 - Publicado em 17 ago 2017, 09h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A promessa de doar 500 mil reais ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou a herdeira Roberta Luchsinger, de 32 anos, na mira da Justiça. Neta do ex-banqueiro suíço Peter Paul Arnold Luchsinger, morto em julho deste ano, Roberta foi intimada, por conta de suas declarações à imprensa, a pagar uma dívida de 62 mil reais que mantém com uma loja de decoração.

    A decisão proferida pelo juiz Felipe Albertini Nani Viaro, da 26ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, estipulou um prazo de dez dias para que Roberta indique bens passíveis de penhora. O não cumprimento da medida implicaria numa multa de até 20% do valor atualizado do débito.

    De acordo com o juiz, Roberta deverá se abster de qualquer ato de “disposição graciosa de bens” até que pague a integralidade da dívida. Caso ela insista em dar a quantia a Lula antes de quitar o débito, o magistrado diz que poderá considerar a doação uma “fraude à execução”.

    Ajuda a Lula

    Ao jornal Folha de S.Paulo, Roberta declarou que doaria ao ex-presidente um cheque de 28 mil francos suíços (cerca de 93 mil reais) dado pelo avô, um ex-acionista do banco Credit Suisse. Além disso, daria um relógio Rolex, um anel de diamantes Emar Batalha, um vestido Dolce & Gabbana e uma bolsa e uma mala de grife. Tudo estava avaliado em 500 mil reais.

    Continua após a publicidade

    A doação, diz, seria feita para ajudar o petista, que teve dinheiro e bens bloqueados pelo juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, em razão de sua condenação por corrupção e lavagem de dinheiro no processo envolvendo um tríplex no Guarujá (SP), que seria de Lula e fruto de propina oriunda de contratos da Petrobras. O bloqueio atingiu 606 mil reais em dinheiro (em contas bancárias), três apartamentos, um terreno, dois veículos e cerca de 9 milhões de reais em previdência privada.

    Roberta é mineira, mas vive em Higienópolis, bairro nobre na região central de São Paulo. Ela foi casada com o ex-delegado da Polícia Federal e ex-deputado federal pelo PCdoB Protógenez Queiroz, que hoje vive na Suíça depois de ter sido condenado por violação de sigilo na Satiagraha, uma das operações pioneiras da PF contra corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo políticos, empresários, doleiros e banqueiros, em 2004. A bilionária, que renega o rótulo de socialite, quer se candidatar a deputada estadual pelo PCdoB, partido ao qual é filiada, no ano que vem.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.