Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ibope: Vantagem de Bolsonaro sobre Haddad cai na pesquisa espontânea

Diferença entre os dois candidatos caiu sete pontos

Por Da Redação Atualizado em 24 out 2018, 19h40 - Publicado em 24 out 2018, 16h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A vantagem de Jair Bolsonaro (PSL) sobre Fernando Haddad (PT) nas intenções de voto espontâneas caiu 7 pontos porcentuais entre as duas pesquisas realizadas pelo Ibope no segundo turno. Embora mantenha a liderança em todas as abordagens, o deputado federal teve uma queda mais acentuada nas menções em que os entrevistados dizem em quem pretendem votar sem serem estimulados com o nome dos candidatos.

    Bolsonaro passou de 47% das intenções de voto espontâneas na pesquisa divulgada em 15 de outubro para 42% no levantamento divulgado nesta terça (23). Já Haddad passou de 31% para 33% entre as duas pesquisas — a diferença entre os dois caiu de 16 para 9 pontos porcentuais. O número de pessoas que responderam imediatamente que votariam branco ou nulo passou de 12% para 15%. O número dos que não sabem ou não responderam oscilou de 8% para 9%.

    A movimentação dos dois candidatos também se repete nos votos válidos, que leva em conta a pesquisa estimulada e descarta os votos em branco, nulos e indecisos. Bolsonaro passou de 59% para 57% enquanto Haddad foi de 41% para 43%. A pesquisa também aponta um aumento na rejeição ao deputado, isto é, no número de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum, e uma diminuição no porcentual de eleitores que com certeza votariam no capitão reformado do Exército.

    A oscilação negativa das intenções de voto de Bolsonaro foi puxada, sobretudo, em um dos principais eleitorados cativos do capitão da reserva: os evangélicos. Segundo segmentação dos resultados o presidenciável caiu 7 pontos no grupo, passando de 66% para 59%. O adversário, Fernando Haddad (PT), registrou leve crescimento, indo de 24% para 27%.

    O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 208 municípios entre os dias 21 e 23 de outubro. O levantamento tem margem de erro de 2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%. Contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, a pesquisa foi registrada no TSE sob a identificação BR‐07272/2018.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.