Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Governo estuda lançar linha especial de crédito para microempresas

Márcio França apresentará projeto para diminuir a inadimplência de Pessoas Jurídicas assim que presidente retornar ao Brasil

Por Ricardo Chapola
3 dez 2023, 20h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB-SP), estuda lançar duas propostas que devem ser as maiores apostas dele na condução da pasta recriada pelo presidente Lula em setembro deste ano. A primeira delas é uma linha especial de crédito voltada para micro e pequenos empreendedores. A ideia será apresentada assim que o mandatário retornar da Confederência do Clima das Nações Unidas (COP28), em Dubai.

    O outro projeto está em estágio mais avançado e conta a chancela do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), que, inclusive, já participou das discussões sobre esse tema. Trata-se de uma nova versão do programa “Desenrola Brasil”, lançado no meio do ano pelo governo Lula, agora dirigido a pessoas jurídicas.

    No ministério de França, ele tem sido chamado de “Desenrola PJ”. O objetivo da proposta é criar alternativas para que micro e pequenas empresas quitem dívidas antigas. Pelas contas de técnicos do ministério, 41% de todos os microempreendedores individuais brasileiros estão inadimplentes.

    Márcio França iniciou o governo Lula em outro cargo. Era ministro de Portos e Aeroportos até então, quando foi obrigado a ceder espaço para o presidente acomodar outros partidos em busca de governabilidade no Congresso. Hoje, a pasta de Portos e Aeroportos é ocupada por Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). A troca não foi bem recebida pelo ministro

    Em alguns eventos públicos que participou ao lado de Lula depois disso, não escondeu no semblante o mal estar com a decisão. Na época, o ministro estava empenhado no lançamento do programa “Voa Brasil”, que prevê a redução do preço das passagens aéreas e focado na população de baixa renda.

    A mudança desagradou também dirigentes do PSB, um dos principais partidos da base governista dentro do arco de alianças de Lula. O vice-presidente Geraldo Alckmin também é filiado à legenda. O PSB comanda atualmente três pastas na Esplanada: o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o Ministério da Justiça e o Ministério do Empreendedorismo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.