Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governo defende inquérito do STF sobre ofensas contra ministros

Em parecer, Advocacia-Geral da União concordou com a posição do presidente do STF, Dias Toffoli, de abrir investigação sigilosa sobre o tema

Por Da Redação
Atualizado em 13 abr 2019, 17h03 - Publicado em 13 abr 2019, 16h06

A Advocacia-Geral da União (AGU), órgão do governo federal, defendeu, em parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), a legalidade do inquérito aberto pelo presidente da Corte, Dias Toffoli, para investigar suspeitas de fake news e ofensas contra ministros.

O documento da AGU foi anexado a uma ação movida pela Rede Sustentabilidade. No processo, o partido da ex-ministra Marina Silva compara o procedimento, conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, ao ato institucional nº 5 (AI-5), decreto que marcou o início do período mais repressivo da ditadura militar, em 1968.

No parecer, assinado pelo advogado-geral, André Luiz Mendonça, e mais duas advogadas da união, o órgão defende a prerrogativa do Supremo para abrir e ele mesmo conduzir uma investigação –ponto também questionado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

No texto, os advogados sustentam que essa é uma “interpretação sistemática do regimento interno do STF” e que Dias Toffoli tem “responsabilidades administrativas na defesa da Corte, sobretudo nas hipóteses em que estejam sob ameaça as prerrogativas institucionais do Tribunal”.

A equipe de Mendonça também considera correta a decisão de colocar o inquérito em sigilo. O argumento, neste caso, é o de que “a publicidade dos atos praticados certamente frustraria o êxito da coleta de provas e evidências criminosas, bem como a busca pela identificação dos envolvidos”.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.