Presidente da legenda diz que ex-ministro 'mentiu contra o partido". Ele pode ser expulso da sigla
Por Guilherme Venaglia, de Curitiba
Atualizado em 13 set 2017, 13h56 - Publicado em 13 set 2017, 13h49
A senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, afirmou nesta quarta-feira que Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, está respondendo a processo interno no partido. “Palocci mentiu contra o partido, o que fere o nosso estatuto”, justifica a senadora, que defende a a ação, mas garante que o ex-ministro terá direito a defesa. Gleisi, políticos ligados ao PT e cerca de 1.000 militantes aguardam a chegada de Lula à sede da Justiça Federal de Curitiba, onde Lula prestará depoimento ao juiz federal Sergio Moro hoje.
Se condenado, Antonio Palocci pode ser expulso do PT. Na semana passada, ele depôs aMoro e incriminou Lula na ação penal em que ambos são réus por supostas propinas da Odebrecht ao ex-presidente por meio de um apartamento vizinho ao dele em São Bernardo do Campo e um imóvel que seria sede do Instituto Lula. Palocci relatou a Moro um “pacto de sangue” entre o petista e o empresário Emílio Odebrecht, que envolveria um “pacote de propinas” a Lula, incluindo reformas no sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), frequentado pela família do ex-presidente, e 300 milhões de reais para as “atividades políticas” dele depois de deixar o Planalto.
Em troca das vantagens indevidas, segundo o ex-ministro, Lula atuaria para atenuar a “tensão” entre a empreiteira e Dilma, que acabara de ser eleita presidente e já havia atuado contra os interesses da empresa em licitações para a construção de hidrelétricas no Rio Madeira.
Continua após a publicidade
Em uma fala rápida à imprensa, Gleisi Hoffmann ainda disse ver relações entre a Operação Lava Jato e o fascismo. Na avaliação da presidente do PT, os fatos recentes a respeito da delação da JBS comprometem todas as delações e condenações relacionadas. “Se essa delação foi armada e combinada, porque outras não teriam sido”, afirmou a senadora.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.