Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Flávio Dino disse que Lula seria alvo de um atentado no dia da posse

Segundo o ministro da Justiça, plano seria executado por George Washington de Oliveira Sousa, bolsonarista que colocou bomba em caminhão em Brasília

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 fev 2023, 14h29 - Publicado em 25 fev 2023, 14h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 01.01.2023 – Luiz Inácio Lula da Silva toma posse como 39º presidente da República. - Lula, Janja, Álckmin e Lu Alckmin desfilam em carro aberto na Esplanada dos Ministérios. Foto: Ricardo Stuckert
    ALVO: Lula no dia da posse, em 1 de janeiro de 2023, seria alvo de atentado, segundo Dino (Ricardo Stuckert/PT)

    Nesta sexta-feira, 24, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que havia “atos preparatórios para a execução de um tiro no dia da posse de Lula”. Segundo investigação da Polícia Federal, que encontrou uma troca de mensagens com um dos envolvidos no atentado terrorista a bomba no Aeroporto de Brasília, em dezembro, o plano seria matar o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, durante a posse, em 1º de janeiro.

    “Esse cidadão que está preso, da bomba, do aeroporto, no dia 24 (de dezembro), estava fazendo treino e obtendo instruções de como dar um tiro de fuzil de longa distância. Ele estava obtendo informações. Há um diálogo dele em que ele procura informações de qual o melhor fuzil, qual a melhor mira para tantos metros de distância”, disse o ministro ao Estadão.

    Segundo o ministro, as mensagens não citam o nome do presidente, mas diz que sugere o atentado contra Lula. “Mas dias antes ele dá a entender, né? Porque pergunta: “Qual o fuzil que é mais adequado para tal distância?”; “E a tal mira?” Aí o instrutor diz: “Não, essa mira é melhor”. Ou seja, havia atos preparatórios para a execução de um tiro que ia ser um tiro no dia da posse de Lula”, afirmou.

    O suspeito em questão é o bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa, que de acordo com a polícia, foi um dos responsáveis por depositar uma bomba em um caminhão de combustível que seguia para o Aeroporto de Brasília no dia 24 de dezembro de 2022. Ao avistar o objeto, o motorista do caminhão avisou a polícia, que desmontou o explosivo. Oliveira Sousa está preso.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.