Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Japão: em seção de Nagoia, Bolsonaro vence com 93% dos votos

Brasileiros que residem na Ásia vêm postando boletins de urnas nas redes sociais — a maioria com ampla vantagem do candidato do PSL

Por Da redação
Atualizado em 28 out 2018, 18h37 - Publicado em 28 out 2018, 14h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Muitos dos mais de 500.000 brasileiros que residem no exterior e estão aptos a votar já foram às urnas neste segundo turno das eleições presidenciais 2018. Nas redes sociais, circulam boletins de votação de diversos países da Ásia e do Oriente Médio. Nas cidades do Japão — segundo país com mais eleitores brasileiros, atrás apenas dos Estados Unidos —, Jair Bolsonaro (PSL) lidera com folga em relação a Fernando Haddad (PT).

    De acordo com as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não é ilegal fotografar e divulgar imagens dos boletins impressos das urnas, que são afixados nas portas das seções eleitorais após o encerramento da votação. Diversas fotos dos boletins impressos foram divulgadas nas redes sociais e já é possível verificar a autenticidade de algumas delas por meio do aplicativo da Justiça Eleitoral “Boletim na Mão”.

    É possível comprovar, por exemplo, que uma das seções eleitorais de Tóquio fechou com 261 votos para Bolsonaro contra 45 de Haddad, totalizando 85% dos votos válidos para o candidato do PSL. Já em uma das seções da cidade de Nagoia, Bolsonaro recebeu 372 votos. contra 27 do petista, chegando a 93% dos votos válidos.

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que até às 12 horas de domingo a votação para eleitores brasileiros que estão no exterior foi encerrada em 33 países, por causa do fuso horário.

    Continua após a publicidade

    Os primeiros países a encerrarem a votação foram Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, China, Taiwan, Singapura, Filipinas, Malásia, Hong Kong, Timor Leste, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Índia, Nepal, Omã, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Israel, Palestina e Rússia.

    Os 500.000 eleitores que estão aptos a votar fora do país em 99 nações votaram somente para presidente da República. O resultado da votação no exterior será divulgado somente após o término da votação no Brasil.

    (com Agência Brasil)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.