Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Eduardo Leite sofre ataques homofóbicos no Rio Grande do Sul

Fala de Onyx Lorenzoni em debate provocou uma onda de ataques preconceituosos ao ex-governador do estado

Por Leonardo Caldas
Atualizado em 23 out 2022, 23h55 - Publicado em 23 out 2022, 19h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Saúde, educação, segurança pública, transportes. Nada disso parece prioritário no Rio Grande do Sul. Nos últimos dias, o debate entre os dois candidatos que disputam o segundo turno tem girado em torno da homofobia. Num comentário que tinha seu oponente como alvo, o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) disse que, se eleito, os gaúchos terão “um governador e uma primeira dama de verdade”. O adversário dele, Eduardo Leite (PSDB), já assumiu publicamente sua homossexualidade. As redes sociais se encarregaram de difundir o preconceito.

    O influenciador digital “Rubão do Pontaço”, por exemplo, conhecido por usar o folclore e o linguajar regionalista nas redes, aproveitou a onda:  “Nós não precisamos de um governador que não gosta de mulher. Nós precisamos de um governador que quer procriar e não quer que o mundo acabe”.  À reportagem, reafirmou sua pregação: “Seria estranho um ‘primeiro-damo’ no estado”.

    Eduardo Leite não vê problemas em falar abertamente de sua orientação  sexual: “Sou um governador gay, e não um gay governador”. A VEJA, o ex-governador disse que as falas preconceituosas não agridem somente ele, mas todos os gaúchos e gaúchas. “Homofobia e desrespeito, racismo, preconceito e mentiras não podem ser tolerados. São manifestações que não condizem com a história do Rio Grande do Sul e com os valores dos gaúchos”, lamentou.

    Para o cientista político Carlos Borenstein, os ataques homofóbicos têm reflexos no eleitorado mais conservador, mas acabam mitigados pela postura do ex-governador:  “Quando ele assume a orientação publicamente, rompe muita resistência e até diminui o apelo eleitoral desses ataques. Também temos que levar em conta que o governo dele foi bem avaliado. Dentro da discussão política isso é o que realmente importa”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.