Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Dodge foi alvo de ataque hacker, mas dados não foram capturados

Tentativa de invasão ocorreu em maio; processo não foi concluído porque caixa postal do aparelho estava desativada

Por André Siqueira Atualizado em 4 jun 2024, 15h17 - Publicado em 25 jul 2019, 19h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, foi alvo de ataque de hackers, mas os dados de seu telefone não foram capturados. As tentativas de invasão ao aplicativo Telegram ocorreram no início de maio, mas o acesso não foi concluído porque a caixa postal do aparelho estava desativada.

    Os ataques foram identificados pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Stic) da Procuradoria-Geral da República (PGR), após instauração de um procedimento administrativo. A medida foi determinada com o objetivo de apurar suspeitas de invasões nas contas de membros da força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba e no Rio de Janeiro, no aplicativo de mensagens.

    A PGR providenciou a troca das linhas telefônicas, promoveu ações internas para que os usuários ativassem a verificação em duas etapas e passassem a utilizar o aplicativo eSpace, uma ferramenta de mensagens disponibilizada pelo Ministério Público Federal (MPF). O órgão também solicitou que a operadora Claro desativasse o serviço de caixa postal de todos os telefones institucionais do MPF.

    No total, foram identificados ataques a aparelhos de 25 membros do MPF em todo o país, sendo menos da metade deles efetivamente comprometidos.

    Durante o processo administrativo, a PGR solicitou à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito policial com o objetivo de identificar a buscar a punição dos responsáveis pelos ataques bem como a unificação das investigações em curso.

    A Polícia Federal afirmou, em coletiva de imprensa na quarta-feira 24, que 1000 contas tenham sido atacadas, incluindo autoridades e jornalistas. Entre eles está o presidente da República, Jair Bolsonaro, como revelou, em primeira mão, a coluna Radar.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.