Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Deputados querem que Câmara reverta decisão do STF sobre Justiça Eleitoral

Projeto altera julgamento que contrariou a força-tarefa da Lava Jato e determinou que corrupção associada a caixa 2 seja investigada na esfera eleitoral

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 mar 2019, 17h06 - Publicado em 15 mar 2019, 17h00

Os deputados federais Igor Timo (Podemos-MG) e Roberto de Lucena (Podemos-SP) apresentaram nesta sexta-feira, 15, um projeto de lei para reverter os efeitos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, ontem, concluiu que a Justiça Eleitoral tem competência para julgar os crimes comuns conexos a crimes eleitorais.

Na prática, a decisão do STF impacta as investigações sobre crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, quando relativos à delitos eleitorais, como caixa dois, contrariando o que defende a força-tarefa da Operação Lava Jato. O entendimento dos procuradores é o de que a Justiça Eleitoral conta com estrutura mais enxuta e em tese não teria a mesma expertise para analisar crimes financeiros e desvios públicos.

Na justificativa apresentada, Timo e Lucena afirmam que a decisão do Supremo “não pode ser recebida de maneira passiva por este parlamento” e embasam suas argumentações em três pontos: o foco da Justiça Eleitoral é assegurar a normalidade do processo eleitoral; portanto, não está “vocacionada” para julgar delitos penais que não digam respeito às eleições; e as justiças comuns federais e estaduais foram nos últimos anos gradualmente estruturadas para “lidar com crimes do colarinho branco”.

O julgamento ocorreu tendo como base um pedido do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ) e do ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (DEM), que pediam a transferências de investigações sobre recursos via caixa dois para a esfera eleitoral. A tese foi vitoriosa por 6 votos a 5, tendo o apoio do relator, Marco Aurélio Mello, e decidida após o voto de minerva do presidente do Supremo, Dias Toffoli.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.