A nova Pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, 5, aponta que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) continua à frente com 29% dos votos válidos, seguido pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o ex-coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB), que permanecem empatados e somam 26%. Com esses resultados, na véspera das eleições, a corrida pela prefeitura de São Paulo permanece indefinida.
O índice alcançado pelos três candidatos é o mesmo na última pesquisa, divulgada na quinta-feira, 3. A deputada federal Tabata Amaral (PSB) vem na sequência com 11% e José Luiz Datena (PSDB) soma 4%.
O levantamento considera os votos válidos, com a exclusão dos brancos e nulos, seguindo os mesmos moldes adotados pela Justiça Eleitoral na apuração do resultado.
Com o empate triplo, a capital paulista deve ter segundo turno. Para a disputa ser encerrada no primeiro turno, o candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos.
Nos votos totais, que incluem os brancos e nulos, a pesquisa mostra que Boulos passou de 25% para 27%. Nunes caiu de 27% para 24% e Marçal cresceu, oscilando de 21% para 24%.
A pesquisa ouviu 2.052 eleitores paulistanos entre esta sexta-feira, 4, e este sábado, 5. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e tem nível de confiança de 95%. O levantamento, encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o código SP-05101/2024.
Votos podem mudar
No cenário sem os nomes dos candidatos, a pesquisa espontânea, Boulos também lidera com 24% dos votos totais, seguido por Marçal (19%), Nunes (18%) e Tabata (7%). Ainda nesse quadro, 1% dos entrevistados disseram que iriam votar “no atual prefeito”, sem citar o nome, e 1% afirmou que iria votar em “Ricardo”, mas sem informar o sobrenome.
Segundo o Datafolha, 22% dos eleitores ainda podem mudar o voto até este domingo, 6, quando a população vai às urnas escolher não apenas os prefeitos, mas vereadores. Outros 77% já definiram o prefeito em quem vão votar.
Aqueles que devem votar branco ou nulo totalizam 5%. Os indecisos correspondem a 3% dos entrevistados.
Falso laudo de Marçal sobre Boulos
Na análise do Datafolha, por ter sido realizada neste sábado, a pesquisa pode já ter capturado os impactos da última turbulência de uma corrida eleitoral marcada por agressões verbais, fake news e até uma cadeirada (de Datena em Marçal em pleno debate): o falso laudo publicado nas redes de Pablo Marçal acusando Boulos de ter tido um surto psicótico por uso de cocaína em 2021.
Isso resultou na retirada do ar da conta do Instagram do influenciador e sua convocação para depor no STF em um prazo de até 24 horas.
Apoiadores de Bolsonaro
Embora o ex-presidente Jair Bolsonaro tenha declarado apoio ao prefeito Ricardo Nunes, seus eleitores em 2022 preferem Marçal. No grupo, 49% disseram que vão votar no ex-coach e 36% afirmaram que escolheram o atual prefeito. Na última pesquisa, os índices eram de 43% e 29%, respectivamente.