Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Criado em gabinete de Eduardo Bolsonaro, perfil usado em ataques sai do ar

Informações sobre a conta foram repassadas pelo Facebook à CPMI das Fake News, que investiga ataques virtuais na campanha eleitoral de 2018

Por Da Redação Atualizado em 4 mar 2020, 21h36 - Publicado em 4 mar 2020, 21h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A conta do Instagram @bolso_feios, usada para realizar ataques virtuais a supostos adversários do presidente Jair Bolsonaro, foi retirada do ar da internet nesta quarta-feira, 4, horas depois de vir a público que a página foi criada dentro do gabinete do deputado Eduardo Bolsonaro, o filho “zero três” do presidente.

    Com base em informações do Facebook à CPMI das Fake News, reveladas pelo site de notícias Uol, a conta foi criada a partir de um telefone usado por Eduardo Guimarães, secretário parlamentar de Eduardo. O e-mail utilizado para registrar a conta no Facebook também pertence ao “zero três”: eduardo.gabinetesp@gmail.com. Além disso, o número de IP (espécie de identidade) do computador empregado na abertura do perfil no Instagram está localizado dentro da Câmara dos Deputados.

    As informações foram repassadas pelo Facebook à CPMI, com base em um pedido de quebra de sigilo de contas do Instagram feito pelo deputado Túlio Gadelha (PDT-PE). A conta @bolso_feios foi criada em 2018, durante a campanha presidencial.

    A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) já havia afirmado que o perfil @bolso_feios era administrado por Guimarães. A afirmação foi feita em dezembro passado, em sessão da CPMI. O deputado Eduardo Bolsonaro refutou a acusação, dizendo que esse tipo de perfil é criado espontaneamente por apoiadores de seu pai.

    Continua após a publicidade

    Hoje à tarde, o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) acusou Eduardo de mentir “covardemente” à Comissão. “Eu quero saber qual vai ser a desculpa. O Eduardo vai ligar para o papai e pedir para o Facebook desmentir para a Justiça; dizer que foi engano?”, questionou durante a sessão da CPMI.

    Procurado por Veja, Eduardo não retornou as ligações. Entretanto, falou sobre o assunto em vídeo publicado em rede social na noite de hoje. Ele afirma que o perfil também faz piada com sua família e trata-se da conta individual de um funcionário. Veja:

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.