Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE) indeferiu nesta terça (6) o nome do ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), como candidato a vice na chapa do governador Cláudio Castro (PL) à reeleição. A impugnação foi por crime contra a administração pública e crime ambiental. O ex-prefeito pode recorrer.
O governador tem dito que esperará a decisão final da Justiça para decidir sobre a pemanência de Reis na chapa. Na última semana, o Supremo Tribunal Federal manteve condenação de 2016, por crime ambiental e loteamento irregular. A lei eleitoral determina que caberá ao partido de Reis, caso não haja reversão da decisão do TRE, substituir o vice de Castro até no máximo vinte dias antes da eleição.
Procurado após a decisão, o governador soltou em nota em que dá pistas de que sua coligação pode acabar não tendo outra opção, além de mudar o nome do candidato a vice. Haverá reunião nos próximos dias para tratar do tema. “A coligação Rio Unido e Mais Forte respeita a decisão do plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A campanha de Cláudio Castro ressalta o trabalho e a parceria de Washington Reis, que sempre caminhou ao lado do governador em prol da população fluminense. O tema será tratado pela coligação nos próximos dias”.