Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Bolsonaro: ‘Salles fica, Pazuello fica, são dois excepcionais ministros’

Presidente afirma que há uma ‘guerra de informação’ e interesses comerciais na área ambiental e que não vê problema na Saúde ser comandada por um militar

Por Da Redação Atualizado em 16 jul 2020, 22h00 - Publicado em 16 jul 2020, 21h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira, 16, que os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Eduardo Pazuello (Saúde) ficarão no cargo apesar das pressões e dos rumores de que ambos estariam com os dias contados no governo. “Salles fica, Pazuello fica, sem problema nenhum, são dois excepcionais ministros”, disse durante a tradicional live que faz às quintas-feiras nas redes sociais.

    Com Salles, o problema tem sido a pressão de empresários, representantes do agronegócio e investidores estrangeiros em razão do receio de os produtos brasileiros começarem a sofrer boicote no exterior por causa das más notícias na área ambiental, como o aumento do desmatamento.

    Bolsonaro disse que há “uma guerra de informação”, que visa prejudicar a entrada de produtos brasileiros em outros países. “O Brasil é uma potência no agronegócio. A Europa é uma seita ambiental. Criticam de uma forma injusta porque é uma guerra comercial também”, disse.

    Ele criticou a política de reserva legal (“só existe no Brasil”), a demarcação de terras indígenas (“14% do país, tem o tamanho da Região Sudeste”) e os números sobre desmatamento divulgados (“são sobrepostos, é a mesma área queimada todo ano”).

    E lamentou o fato de Salles ter dito durante uma reunião ministerial em abril – cujo vídeo foi divulgado por decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal – que era preciso aproveitar a pandemia do coronavírus para “ir passando uma boiada” na flexibilização da legislação ambiental.

    Continua após a publicidade

    “A gente lamenta aquela reunião reservada, quando você não mede palavras. Quando ele (Salles) fala em passar a boiada, é para desregulamentar, não é para cometer crime nenhum”, disse.

    Militares

    Sobre Pazuello, ele comentou as críticas feitas pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, ao fato de a pasta estar sendo tomada por militares em cargos estratégicos e disse não ver problema em ter gente oriunda das Forças Armadas no governo – Pazuello é general da ativa.

    “Militarização? Estão com saudades dos ministros da Dilma, do Lula, do Fernando Henrique?”, questionou. Ele citou nominalmente todos os ministros militares (são nove em 23 pastas) – , elogiou todos e disse que o que incomoda os críticos é que eles são honestos. “É chato trabalhar com gente honesta, por isso o FHC criou a Defesa”, declarou, citando o fato de o tucano ter, segundo ele, trocado cinco ministros militares (Exército, Marinha, Aeronátuica, Estado-Maior e Casa Militar) por um civil no Ministério da Defesa.

    Ele também questionou o estranhamento com tantos militares no governo. “Votaram numa chapa que tinha um capitão e um general (Hamilton Mourão”), disse.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.