Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Bolsonaro reitera neutralidade sobre conflito entre Rússia e Ucrânia

Presidente brasileiro disse que vai adotar uma postura neutra para não "trazer as consequências do embate para o país"

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 fev 2022, 21h32 - Publicado em 27 fev 2022, 19h39

Em entrevista coletiva à imprensa dentro do Forte dos Andradas, no Guarujá, onde está hospedado para passar o Carnaval, o presidente Jair Bolsonaro reiterou que a posição do Brasil é neutra em relação ao conflito na Ucrânia e que é um “exagero falar em massacre” sobre o cerco que o exército russo faz em Kiev, a capital ucraniana. “O mundo todo está conectado, e o que acontece há 10 mil km influencia no Brasil. Temos que ter responsabilidade em termos de negócios com a Rússia. O Brasil depende de fertilizantes”.

Bolsonaro também falou que o Brasil não faria nenhuma sanção ou condenação ao presidente Putin na resolução da ONU. “O voto do Brasil não está definido e não está atrelado a qualquer potência. Nosso voto é livre e vai ser dado nessa direção. A nossa posição com o ministro Carlos França é de equilíbrio. E nós não podemos interferir. Nós queremos a paz, mas não podemos trazer consequências para cá”, afirmou, acrescentando que “grande parte da população da Ucrânia fala russo e que são países praticamente irmãos”, ao responder uma pergunta sobre manter a neutralidade, mesmo após o avanço dos russos por cidades ucranianas provocando mortes de civis.

O presidente brasileiro, em outro momento, debochou de Volodymyr Zelensky, o presidente ucraniano, ao dizer que o povo “confiou em um comediante” e disse que só emitirá um posicionamento acerca do conflito após a divulgação do “relatório da ONU”. “O mundo se preocupa com isso. Um conflito, ainda mais para a área nuclear, o mundo todo vai sofrer com isso aí. Então isso não interessa para ninguém, seria um suicídio”, completou Bolsonaro.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.