O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que irá ao Reino Unido para o funeral da rainha Elizabeth II. De acordo com o Itamaraty, o convite foi encaminhado neste sábado, 10, para a embaixada brasileira em Londres.
A pasta informou que Bolsonaro pediu para confirmar sua presença. A cerimônia está marcada para o dia 19 de setembro na Abadia de Westminster, em Londres. Em seguida, o corpo da rainha será enterrado no Castelo de Windsor. O Palácio do Planalto ainda não divulgou a data e outros detalhes sobre a viagem do presidente.
Elizabeth II morreu na quinta-feira, 8, aos 96 anos, na Escócia. Foi o reinado mais longo da história da monarquia britânica – ela passou 70 anos no trono. A monarca foi sucedida por seu filho, Charles III.
No dia da morte de Elizabeth II, Bolsonaro publicou uma mensagem nas redes sociais em que afirmou que ela não foi uma rainha apenas para os britânicos, mas “para todos nós”. “Seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico”, completou.