Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Antigo conselho de Sarney ecoa na decisão de Lula sobre a PGR

Durante a Lava-Jato, ex-presidente disse a petista que o escolhido para chefiar a Procuradoria tem de ser alguém da mais absoluta confiança

Por Daniel Pereira 1 out 2023, 14h22

Em 2015, quando a Lava-Jato ganhava tração e avançava sobre políticos e empresários poderosos, o então ex-presidente Lula se reuniu em Brasília com senadores de PT e PMDB para definir uma estratégia de reação à operação. No encontro, o petista disse que a investigação criminalizava a política, que Sergio Moro havia sequestrado o país e que só o Supremo Tribunal Federal (STF) poderia conter a ação do então juiz.

Em meio à conversa, José Sarney, ex-presidente da República e ex-presidente do Senado, antigo adversário transformado em conselheiro, pediu a palavra e afirmou que o governo do PT tinha cometido um erro ao escolher o procurador-geral da República com base na lista tríplice elaborada pela categoria, o que não é uma exigência legal. Segundo Sarney, tanto o PGR quanto o diretor-geral da Polícia Federal têm de ser — acima de tudo — alguém da mais estrita confiança do mandatário, gostem ou não os integrantes do MP e da PF.

Naquela época, a então presidente Dilma Rousseff tinha nomeado para a PGR, com base na lista tríplice, Rodrigo Janot, que ainda seria reconduzido ao cargo, no qual foi acusado por petistas de traição e por líderes de diversos partidos de colaborar com a alegada criminalização da política. A história da Lava-Jato é conhecida. Lula foi preso, os protagonistas da operação caíram em descrédito, e o petista voltou à liberdade e depois ao Planalto.

Em seu terceiro mandato, Lula já disse que não seguirá a lista tríplice da PGR, exatamente como seu antecessor Jair Bolsonaro. Lula quer alguém de confiança no posto, repetindo o princípio que usou para indicar seu advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). Quase uma década depois, o conselho de Sarney ainda ecoa em Brasília.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.