Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

A novidade que pode definir o futuro do general Hamilton Mourão

Candidata ao Senado, Comandante Nádia se reuniu nesta quarta com vice-presidente e avalia a possibilidade de abandonar a disputa

Por Leonardo Caldas
Atualizado em 4 out 2022, 10h43 - Publicado em 28 set 2022, 21h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • HAMILTON MOURÃO -
    HAMILTON MOURÃO - (Pablo Porciuncula/AFP)

    A apenas quatro dias do primeiro turno, a quarta colocada na disputa à única vaga ao Senado no Rio Grande do Sul Comandante Nádia (Progressistas) tem recebido pressões cada vez mais evidentes para aderir a um movimento de voto útil em favor do atual vice-presidente da República Hamilton Mourão (Republicanos). Embora carregue a bandeira do bolsonarismo em um estado em que na última eleição o ex-capitão ganhou com mais de 63% dos votos, o general não conseguiu até agora engrenar a ponto de ser considerado uma ameaça ao líder Olívio Dutra (PT), que nos melhores cenários tem 30% das intenções de voto. É neste contexto que a vereadora Comandante Nádia está sendo pressionada a retirar a candidatura e endossar o nome do general.

    Nesta quarta-feira, 28, Mourão e Nádia se encontraram reservadamente em Porto Alegre para acertar os ponteiros para que os dois marchem juntos em favor do vice-presidente. Pelo plano, Nádia seria um importante cabo eleitoral em torno de Mourão. O problema é que a vereadora ainda não disse sim.

    A última pesquisa Ipec, apresentada na segunda, 26, mostra o ex-governador Olívio Dutra (PT) na liderança, seguido pela  ex-senadora Ana Amélia Lemos (PP) com 24% e, na sequência, por Mourão, com 21%. Nádia, que em tese teria o apoio em massa de prefeitos e vereadores do Progressistas, não conseguiu sair dos 3%.

    Uma das possíveis explicações é o fato de Ana Amélia, ex-candidata a vice-presidente, ter construído carreira política junto ao mesmo público, cabalando parte dos votos que poderiam migrar para a progressista. A legenda possui 147 prefeitos e mais de 1.274 vereadores no Rio Grande do Sul, o que a caracteriza como a sigla com mais representatividade nos municípios do estado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.