Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

A nova negativa do TSE para pedido de Bolsonaro

Ministra Carmén Lúcia mais uma vez nega direito de resposta ao presidente por uso do termo "genocida" em falas do candidato do PT

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 set 2022, 16h57 - Publicado em 18 set 2022, 10h36

A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou um pedido de resposta do presidente Jair Bolsonaro (PL), apresentado pela coligação Pelo Bem do Brasil, contra vídeos em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o chama de “genocida” e “possuído pelo demônio”.

Segundo Cármen Lúcia, o pedido foi negado por uma questão técnica e a campanha do atual presidente não mostrou um texto de resposta. “É razoável que a Justiça Eleitoral faça uma análise prévia do conteúdo a ser divulgado, para se concluir sobre a compatibilização da resposta com a ofensa que deu origem à representação”, justificou a ministra.

A campanha de Bolsonaro contesta vídeos divulgados por Lula em agosto, quando fez discurso na porta da fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, chamando o mandatário de “presidente genocida” e proferindo a frase: “Se tem alguém que é possuído pelo demônio, é esse Bolsonaro”. Os aliados de Bolsonaro alegaram que tal fala de Lula “transcende a liberdade de expressão e a crítica política, pois imputa crime ao presidente”.

Vale ressaltar que a possibilidade de outros candidatos usarem o termo “genocida” contra Bolsonaro ainda não foi analisada pelo plenário do TSE. Não é a primeira vez que Cármen Lúcia rejeita esse tipo de solicitação da campanha do presidente, mantendo ativos seis vídeos em que Lula usava o mesmo termo. Na época, a ministra afirmou que não houve campanha eleitoral negativa contra ele, apenas “uma manifestação crítica protegida pela liberdade de expressão”. Essa discussão sobre a possibilidade do uso do termo foi adiada duas vezes após entrar na pauta do plenário da Corte na terça-feira, 13, e na quinta-feira, 15.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.