O Liverpool não teve vida fácil na semifinal do Mundial de Clubes, mas conseguiu desempatar o jogo contra o Monterrey, do México, já nos acréscimos, e se classificou para enfrentar o Flamengo na decisão do torneio. O brasileiro Roberto Firmino foi o herói da partida, ao marcar o gol da vitória aos 46 minutos do segundo tempo e dar a vitória por 2 a 1 aos ingleses.
Sem os zagueiros Joël Matip e Dejan Lovren e o volante Fabinho que, lesionados, nem viajaram para o Catar, e com os desfalques de Virgil Van Dijk e Giorginio Wijnaldum por problemas físicos, o técnico Jürgen Klopp já precisaria escalar um time diferente do habitual, mas preferiu poupar mais três jogadores. O lateral Trent Alexander-Arnold e os atacantes Sadio Mané e Roberto Firmino começam o jogo no banco de reservas.
O trio que estava no banco entrou no segundo tempo e coube ao brasileiro fazer o gol da vitória. Na primeira etapa, Naby Keita abriu o placar para o Liverpool aos 12 minutos. Dois minutos depois, Rogelio Funes Mori empatou para os mexicanos.